Sergipe deve ter mais de dois mil casos de câncer de pele não melanoma em 2023

Dados são do Instituto Nacional do Câncer e reforçam a importância dos cuidados preventivos

2080. Esse é o número de casos de câncer de pele não melanoma que devem ser confirmados em Sergipe no próximo ano, segundo estimativa do Instituto Nacional do Câncer. Apesar do avanço nos tratamentos, é essencial a realização de cuidados preventivos, como uso do protetor solar, ainda mais por conta das características climáticas do Estado.

 

O câncer de pele é o mais frequente no mundo e no Brasil não é diferente. Ele ocorre quando as células da pele se multiplicam sem controle e há dois tipos: o melanoma (forma mais grave do tumor) ocorre mais raramente e pode levar à morte e o não melanoma (tumor maligno com baixa taxa de mortalidade), mais frequente e menos grave, mas pode causar deformações no corpo. Ele representa 95% do total dos casos de câncer de pele.

 

Segundo o médio radio-oncologista Dauler de Souza, que integra a equipe médica da Oncoradium - Hospital Oncológico de Aracaju, é provável que uma combinação de fatores ambientais e genéticos provoque o melanoma. Apesar disso, acredita-se que a exposição à radiação ultravioleta (UV) do sol e de câmaras de bronzeamento são a principal causa de melanoma.

 

Entre os fatores de risco para a doença, o médico radio-oncologista Dauler de Souza enumera os seguintes: “pessoas de pele clara, olhos claros, albinos ou sensíveis à ação dos raios solares; Pessoas com história pessoal ou familiar deste câncer; Pessoas com doenças cutâneas prévias; Pessoas que trabalham sob exposição direta ao sol; Exposição prolongada e repetida ao sol; Exposição a câmeras de bronzeamento artificial”.

 

O especialista alerta sobre a importância de as pessoas ficarem atentas e procurarem um médico ao perceberem algum sintoma. “Os mais comuns são manchas pruriginosas (que coçam), descamativas ou que sangram, sinais ou pintas que mudam de tamanho, forma ou cor e feridas que não cicatrizam em quatro semanas”, alertou o Dr. Dauler de Souza.

 


Tratamento                

Em relação aos tratamentos disponíveis, o médico onco-radioterapeuta explica que, com a em constante evolução da medicina, há uma diversidade de tratamentos disponíveis. “Felizmente, há diversas opções terapêuticas para o tratamento do câncer da pele não-melanoma. A modalidade escolhida varia conforme o tipo e a extensão da doença, algumas opções são a cirurgia excisional, a criocirurgia, a cirurgia a laser e radioterapia”, explicou o radio-oncologista.

 

Outra questão a ser destacada é a importância do diagnóstico precoce, que tem influência no tipo de tratamento a ser seguido. “O tratamento do câncer de pele é menos agressivo quando descoberto no início. Tanto os carcinomas de pele como os melanomas têm mais de 90% de chance de cura, porém essa chance diminuiu quando a doença está em estágio avançado”, disse o dr. Dauler de Souza.

 

Prevenção

Segundo a Organização Mundial da Saúde, cerca de 132 mil casos do melanoma são registrados anualmente, com 55 mil óbitos. Mas nem todos os melanomas podem ser evitados. Apesar disso, algumas ações podem reduzir o risco de ter um melanoma.

 

“A forma mais importante para reduzir o risco de melanoma é proteger-se da radiação ultravioleta. Proteja-se do sol quando estiver ao ar livre, utilizando protetor solar, óculos de sol com proteção UV, roupas que protegem o corpo, chapéus de abas largas, sombrinhas e guarda-sol e evitando o bronzeamento artificial”, orienta o médico radio-oncologista Dauler de Souza.        

 

 

|Fonte e fotos: Assessoria de Comunicação



Postagem Anterior Próxima Postagem