Ìyálorixá sergipana lança seu primeiro livro autoral em Aracaju

Evento de entrada gratuita será realizado no dia 07, a partir das 18h, no Espaço Alquimia Cultural, na capital sergipana

Na próxima quarta-feira, dia 07, a partir das 18h, a Ìyálorixá e professora sergipana, Martha Sales, convida os povos de terreiro, as comunidades ribeirinhas, a comunidade acadêmica e toda a sociedade sergipana para o lançamento do seu primeiro livro autoral publicado,  OKUM D'ORIN, a poesia que vem do mar. O evento tem entrada gratuita e será realizado no espaço Alquimia Cultural, em parceria com a ONG Casa de Mar.

 

De acordo com a Ìyálorixá, a obra engloba diversas poesias autorais em que a escrita partiu de todos os momentos onde a autora, mergulhada nessas águas férteis, pôde ouvir a voz da dona de seu ori, a Orixá Yemanjá, a quem homenageia, e assim deixar emergir esse xirê, onde cantam e dançam as palavras e as ilustrações em aquarela do artista visual , Roniery , que trazem transparência, frescor e leveza na interpretação dessa escuta e desses diálogos. Martha Sales oferta, não apenas um livro, mas um convite para uma aproximação entre a poesia e as artes visuais, e as conexões geradas desse encontro.

 

“Esse livro é um dos resultados provocados por mim, ao espelhar e refletir minhas vivências, meus processos, meus sentimentos, minhas percepções, minhas ancestralidades comungadas em palavras. Palavras que através da poesia como possibilidade e potência, são demarcação de um caminho de insurgências, estratégias e horizontes emancipatórios. É um livro visual, uma experiência sensorial através de cada página, que busca fazer com que as pessoas acessem esse lugar do sagrado que perpassa por todas as poesias e suas imagens”, ressaltou a autora.

 


Além do lançamento do livro de poesias de Ìyá Martha, na ocasião, será realizada também uma intervenção poética e uma roda de conversa que integra o projeto Mulheres de Mar, da ONG Casa de Mar, sobre saberes, vivências e produção literária de mulheres de axé, com Mam'etu Anadir Dario, Ekédji Yérsia Assis, Marina Ribeiro, Díjna Torres, e Cláudia Kathiuscia. Nesta edição de dezembro do Mulheres de Mar, é celebrado o feminino nas culturas tradicionais de terreiro e uma homenagem às Yabás.

 

“Enquanto mulher de axé, vale reforçar que é importante demarcar a produção literária de mulheres de axé de outro lugar que não a academia, pensando as escritas dessas mulheres a partir de outro lugar de produção. Por isso, também, haverá a roda de conversa sobre produções diversas de mulheres de axé e pesquisadoras, pois muitas delas têm se debruçado sobre outras linguagens, a exemplo também das biografias, o contar de histórias, narrativas, e suas diversas possibilidades”, concluiu Martha Sales.

 

Para o momento de autógrafos e conversa com a autora, a cantora sergipana Lari Lima e a percussionista Dani Baixa encerrarão a noite com muita música e axé. O evento é gratuito, o livro será comercializado no local e a opção de pagamento será por meio de cartões de débito e crédito ou transferência via Pix. O uso de máscara é obrigatório diante do aumento de casos da COVID-19 e em respeito às medidas sanitárias.

 

|Fonte e fotos: Assessoria de Comunicação

 



Postagem Anterior Próxima Postagem