Academia Sergipana de Letras ganha novo imortal com a posse de Igor Albuquerque

Solenidade ocorreu na sala virtual do Sodalício.


Oficialmente imortal. Assim foi consagrado Igor Leonardo Moraes Albuquerque como novo imortal da cadeira nº 30 da Academia Sergipana de Letras (ASL), através da solenidade de posse realizada na noite da última quinta-feira, 28 de abril, pela sala virtual do sodalício. O recente membro da ASL é advogado, escritor, vice-presidente do Conselho Estadual de Cultura e do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe, além de subsecretário-geral da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese).


O presidente da Academia Sergipana de Letras, José Anderson do Nascimento, não escondeu a satisfação com a posse. “A chegada de Igor Albuquerque enaltece as personalidades construtoras da ASL. Agora de fato e de direito está referendado a posse do acadêmico e o brilhante discurso de Marlene Calumby engradeceu a ocasião”, comemorou.


O evento teve como mestre de cerimônia o acadêmico Dr. Lúcio Prado. “Fiquei muito feliz com o convite para conduzir um dos momentos mais importantes da ASL que é o de posse. A solenidade foi expressiva e contou com cerca de 60 pessoas que estiveram acompanhando o ato. Desejo muito sucesso ao imortal Igor Albuquerque”, afirmou.



A professora e acadêmica, Marlene Calumby, leu o termo de posse do cargo vitalício e festejou o acontecimento com um discurso de recepção. “O poema do português António Gedeão na obra a Pedra Filosofal nos permite sonhar e não importa a idade, pois enfatiza que os sonhos são uma constante da vida. A trajetória de Igor Albuquerque é marcada por produções de viés jurídico, desde publicações em livros a diversos artigos baseados na Constituição de Sergipe. Ele possui ainda uma notável história na vida pública entre o Poder Executivo e Legislativo, algo que contribuiu para que se tornasse um especialista em técnicas legislativas”, frisou.


Igor Albuquerque recebeu o diploma, o distintivo da ASL e fez um pronunciamento regado de reconhecimento e citações literárias. “Prometo defender e cumprir o estatuto da ASL, como também, me basear no regimento interno com patriotismo para a função que fui designado. Agradeço ao acolhimento por parte dos membros da instituição, aos meus familiares por dividir comigo este momento tão especial e pessoas ilustres que fizeram parte da minha carreira profissional como Luiz Fernando Ribeiro Soutelo. Sendo assim, faço questão de citar Dante Alighieri em A Divina Comédia quando declara o seguinte: Esta matéria da qual sou o escriba demanda para si todo meu cuidado”, argumentou.



O diretor de Comunicação da Alese, Irineu Fontes, prestigiou o evento. “Um marco na vida deste jovem em seus 39 anos e que transborda conhecimento. É um imenso ganho para a academia. Parabenizo com toda admiração que tenho por ele esta consagração como imortal”, pontuou.


O ato solene contou com a participação virtual de acadêmicos da ASL, representantes de academias literárias, autoridades, familiares e convidados especiais.


Sucessão

A cadeira nº 30, que tem como patrono José Jorge de Siqueira Filho, era ocupada pelo professor e acadêmico Luiz Fernando Ribeiro Soutelo, com quem Igor Albuquerque dividiu entre tantas ações no Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe, assim como no Conselho Estadual de Cultura, a relatoria do novo Regimento Interno do Conselho, aprovado em 2021.


| Com informações e fotos da Agência de Notícias Alese

Postagem Anterior Próxima Postagem