COVID-19: Crescimento do índice de vacinação contribui com a diminuição de casos em Aracaju

A Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) alcançou a marca de 91,50% da população geral com vacinação em dia contra a Covid-19. Com isso, o número de casos está reduzindo de forma gradativa e possibilitou a flexibilização do uso obrigatório da máscara na capital.




O dado coletado até a última terça-feira, 19, detectou uma queda de 61% de positivados na semana, a redução de internados caiu para 12,5% e a notificação de óbitos alcançou 10,2% a menos esta semana. São essas reduções que colocam a cidade de Aracaju em posição de destaque no controle da pandemia, segundo a secretária da SMS, Waneska Barbosa.


 
“Nós fazemos uma análise semanalmente e observamos uma queda no número de casos, assim como, temos observado queda no número de pessoas internadas e na positividade dos exames. No início de janeiro, no pico da pandemia, chegamos a atingir 82% dos exames positivos e atualmente a gente tem uma taxa em torno de 1,4%. Esse conjunto de dados demonstra que esse era um momento que nós poderíamos flexibilizar o uso da máscara, por exemplo”, comentou.



Os resultados surgiram com o incansável trabalho da Prefeitura na campanha vacinal contra a covid-19, que ainda continua para que todos se sintam cada vez mais seguros e para que cheguemos a um ponto final da pandemia.  A campanha intensiva conta com ampla oferta do imunizante em diversos pontos da cidade, como no drive-thru do Parque da Sementeira, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), no carro da vacina, e em escolas municipais e estaduais. Além disso, campanhas de conscientização acontecem constantemente, reforçando a importância da vacinação para a população.


 
De acordo com a secretária, todos os imunizantes disponibilizados têm eficácia, segurança e impacto no controle da pandemia, por isso a importância de reforçar o cumprimento do esquema vacinal da população. “Agora, apesar da flexibilização do uso da máscara, vai da conduta de cada pessoa usar ou não o item, mas é importantíssimo que as pessoas entendam que a ferramenta de maior impacto no controle dessa pandemia foi realmente a vacina. Aquelas pessoas que ainda não se vacinaram ou aquelas pessoas que tomaram a primeira dose, esqueceram de tomar a segunda ou acharam que não deveriam tomar, ou mesmo quem já está no período de tomar a terceira, elas devem continuar se vacinando. A vacina vem para fortalecer o sistema imunológico, para garantir uma proteção para as pessoas, caso elas sejam expostas a uma contaminação, já que o vírus não deixou de circular”, afirmou a secretária.



|Por: Assessoria

||: Fotos: André Moreira

Postagem Anterior Próxima Postagem