Emília Corrêa diz que Câmara quer censurar vereadores

Declaração foi feita após decisão que, segundo ela, proíbe parlamentares de exibir vídeos sem autorização da Diretoria de Comunicação da Casa


A vereadora Emília Corrêa (Patriota) denunciou, na manhã desta terça-feira, 05, que a Câmara de Vereadores de Aracaju estaria "censurando" a divulgação dos trabalhos de parlamentares por meio de vídeos.  Durante pronunciamento, a parlamentar relatou que, a partir de uma decisão da Diretoria de Comunicação da Casa, os materiais só poderão ser utilizados "se eles forem encaminhados à Diretoria de Comunicação com antecedência de 48h para liberação, sob pena de retirada da sessão do ar durante a exibição".

 

"Se eu ou qualquer outro parlamentar quiser pontuar determinado assunto do dia, e, queira ilustrar com vídeos, como não vai estar dentro da exigência das 48h de antecedência, não poderei usar", escreveu a parlamentar em suas redes sociais.

 

Ao final da publicação, a vereadora questiona: "Qual o nome que damos a essa conduta?"

 

A Diretoria de Comunicação da CMA, por sua vez, explicou que a decisão tem base na Lei Eleitoral. "O filtro é a exibição na TV Câmara, que é passiva de multa, suspensão e perda da concessão. O gestor pode sofrer sanções, até perda dos direitos políticos", esclareceu a diretora de comunicação, Eliz Moura.

 

"O filtro é a exibição de vídeo na TV Câmara, como em todas as tvs do Brasil, já que se trata de concessão pública. O pronunciamento é livre e não é objeto de observação da diretoria da comunicação. O que a TV exibe, sim", acrescentou.

 

Além disso, a diretora também ressaltou que "nunca houve restrição a mídias do trabalho de vereador". "Ocorre que, desde o dia 02, a TV precisa cumprir as regras eleitorais. O veto é a promoção política, partidária e eleitoral. Todo vereador é livre e goza de pleno direito à liberdade de pensamento, expressão e política", disse.

 

Sobre as declarações da vereadora, a diretora informou que “não é competência da Diretoria de Comunicação analisar mandatos”.

 

|Da redação

||Foto: Gilton Rosas/CMA



Postagem Anterior Próxima Postagem