Governo prorroga pagamento do IPVA até dia 29

Ação ocorre após pedidos dos contribuintes e arrecadação abaixo do esperado.



 

O Governo do Estado decidiu prorrogar o prazo do pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para o dia 29 deste mês. A informação foi confirmada pela superintendente de Gestão Tributária da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), Silvana Lisboa, que também explicou que apenas 26% do valor esperado foi arrecado e, por essa razão, a data de vencimento foi alterada.

 

De acordo com a superintendente, a porcentagem dos que quitaram até o momento corresponde a cerca R$ 80 milhões, sendo estes relacionados a aqueles que realizaram o pagamento do tributo de forma espontânea. “O desconto de 10% do valor pago ficará mantido até o final da nova data”, explicou. Contundo, ainda segundo ela, a prorrogação com desconto é apenas para cota única.

 

O IPVA é cobrado anualmente pelos governos estaduais e foi instituído em 1986 para substituir a antiga Taxa Rodoviária única (TRU), que era vinculada a gastos com o sistema de transportes. E, para cobrar o tributo, o Estado avalia o preço de mercado do automóvel. A quantia é calculada sobre o valor venal do veículo, que pode variar entre 1,5% até 4%. Para determinar o preço de mercado, o governo usa como referência a tabela divulgada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). Porém, vale ressalta que, diferente do que muitos pensam, o governo não concede descontos no futuro ou perdoa a dívida caso o IPVA não seja pago.

 

Ainda de acordo com a superintendente, o DAE do IPVA 2022 está disponível no app Sefaz Mais Fácil, no site www.sefaz.se.gov.br ou pelo Instagram da Sefaz (@sefazse).

 

|Da redação

||Foto: Ascom/SMTT

Postagem Anterior Próxima Postagem