Vendas de produtos próximos ao prazo de validade devem seguir regras

Prática não é irregular, mas, segundo Procon e Ases, algumas recomendações precisam ser observadas


Com o aumento no valor dos produtos nos supermercados, tem sido observado constantemente a venda promocional de itens próximos ao vencimento. Essa prática, que não é irregular, causa questionamento sobre a qualidade dos produtos e a fiscalização que é realizada pelos órgãos responsáveis, como a Associação Sergipana de Supermercado (Ases) e o Procon Municipal de Aracaju.

 

Segundo o presidente da Ases, José Anderson da Cunha, a distribuição de produtos e das suas especificações como valores e validades, devem ser colocados de forma visível para que o cliente possa ter ciência do produto que está adquirindo no momento da compra. “Temos o máximo de cuidado para não chegar à validade próxima, mas, quando chega, negociamos com os revendedores e baixamos o preço em até 50%. Colocamos, via de regra, em carrinhos próximos ao caixa para chamar a atenção do cliente. Contudo, por determinação da vigilância sanitária e do Procon, esses produtos são sinalizados com a data próxima do vencimento”, afirma.

 

Já os produtos frios, como presuntos e queijos, José explica que são colocados em promoção em seu local habitual de refrigeração. “Enquanto os produtos expostos próximos aos caixas ou na entrada da loja, são produtos secos”, acrescenta.

 

Sobre as medidas de fiscalização, o coordenador do Procon Municipal, Igor Lopes, informa que, periodicamente, são realizadas ações nos supermercados e um dos pontos observados é a vedação da comercialização de produtos impróprios, como produtos com prazo de validade expirados. “As orientações para os estabelecimentos é que façam o destaque das datas de validades, valor e os riscos que esses produtos apresentam à saúde, daqueles produtos que estão sendo comercializados promocionalmente, de forma clara, para que os clientes fiquem cientes dos produtos que estão sendo adquiridos”, orienta.

 

Se o consumidor se sentir lesado diante da falta dessa informação prévia, diante dessa falta de destaque a cerca da falta de validade próxima ao consumo, ele pode apresentar suas reclamações nos órgãos de proteção, a exemplo do Procon Aracaju pelo SAC 151 ou pelo telefone (79) 3179-6040.

|Por Carol Matias/Da equipe De Hoje

||Foto: Reprodução/Internet

 



Postagem Anterior Próxima Postagem