Número de crianças com síndromes gripais tem aumentado com a nova estação

Especialista reforça a importância da vacinação contra a influenza, que vai começar no próximo mês de maio para crianças de 6 meses até 5 anos.

 

Sergipe De Hoje notícias - Número de crianças com síndromes gripais tem aumentado com a nova estação

Crianças ficam doentes constantemente, pois o corpo ainda está obtendo anticorpos através do contato com outras crianças e, com isso, o contágio é feito de forma muito natural. Mas foi observado, pela Rede de Atenção Primária de Aracaju, que houve, no último mês, um aumento de 19.8% nas crianças infectadas pela gripe em situação escolar.

 

Por essa razão, o coordenador médico da Rede de Atenção Primária, Willian Barcelos, pede a população uma atenção especial com as etiquetas sanitárias e para não relaxar totalmente com o uso de máscara de proteção, mesmo com as flexibilizações. “O máximo que a gente puder usar de máscara, sempre higienizar as mãos, as mãos das próprias crianças, evitar realmente a aglomeração ainda e, principalmente, optar pela vacinação tanto da Influenza, quanto da Covid, é importante”, orienta, acrescentando que, na população pediátrica, o vírus da influenza é muito mais agressivo do que o da covid-19.

 

Atualmente, a vacinação contra a Covid-19 está na quarta dose para idosos a partir dos 70 anos que tenham completado quatro meses desde a primeira dose de reforço. Já a vacina da Influenza, foi dividida em duas etapas: a primeira fase da campanha que acontece de 4 de abril a 2 de maio, contempla idosos e profissionais de saúde. Já a segunda, citada pelo coordenador, terá início dia 3 de maio e segue até o dia 3 de junho e contemplará um público-alvo mais amplo.

 

“Serão vacinados: crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade; gestantes e puérperas; povos indígenas; professores; pessoas com comorbidades; pessoas com deficiência permanente; forças de segurança e salvamento e forças armadas; caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade”, informa a Secretaria Municipal de Saúde.

 

|Da redação

||Foto: Ascom/SMS

 

Postagem Anterior Próxima Postagem