Sem poda, árvores em ciclovias dificultam rotina de pedestres e ciclistas

Segundo moradores, o crescimento sem controle dos galhos tem afetado a passagem em vários pontos; Emsurb nega 

Sergipe De Hoje Notícias

Diariamente, centenas de pessoas circulam pelas avenidas Caçula Barreto e Josino José de Almeida, localizadas no Conjunto Augusto Franco, bairro Farolândia. Conhecidas popularmente como Canal 3 e 4, as duas vias são importantes rotas para moradores da região e, também, de outros bairros da capital sergipana, sobretudo pelas ligações com diversos pontos da cidade que ambas oferecem.

 

Contudo, suas ciclovias, que foram grandes conquistas para a cidade e que trouxeram avanços necessários para a localidade, há algum tempo encontram-se sem um olhar atento no paisagismo e as árvores que as compõem deixaram sua função original e têm se tornado empecilhos àqueles que trafegam por elas.

 

Em muitos trechos, conforme flagrado pela nossa equipe de reportagem, os galhos bloqueiam a passagem e, em outros casos, ciclistas e pedestres precisam fazer malabarismo para cruzar. “Elas sempre precisaram ser podadas, a questão é cobrar frequência. Está horrível. Desde que colocaram essas árvores está assim. Acham que é colocar e pronto, mas não. É necessário podar, cuidar. Temos um conjunto grande, mas é organizado! Se colocasse ‘pequenos’ detalhes em ordem seria muito bom pra todos”, desabafa a moradora, Priscila Maria.

 

O empresário Alécio Costa também ressaltou a necessidade de um maior cuidado com o paisagismo local. “Outro dia, eu dei uma volta em toda a extensão da antiga Canal 4. Realmente em um trecho, próximo a uma nova loja de móveis, está precisando de uma poda nas árvores”, comenta.

 

Para que a situação seja resolvida, segundo ele, é preciso que haja uma melhor organização nas ações da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) na região. “Falta uma programação que inclua uma maior presença da Emsurb no Conjunto Augusto Franco”, assegura.

 

“Inclusive, no verão, as gramas dos canteiros centrais das avenidas precisam ser irrigados com maior frequência. O que não acontece. Bem como o gramado da praça da juventude que, no verão, não recebe uma irrigação por parte do órgão competente”, acrescenta.


 

Sobre a situação, a assessoria de comunicação da Emsurb informou que a empresa realiza a poda de árvores por meio da Gerência de Áreas Verdes. “No Bairro Farolândia, Avenida Josino José de Almeida, o serviço foi executado entre 02 e 17 de fevereiro. Já na avenida Caçula Barreto, no mesmo bairro, a atividade programada para abril, deverá ser iniciada no decorrer desta semana”, pontua.


Ainda de acordo com informações da gerência, cerca de 40 agentes são direcionados aos bairros da capital, seguindo cronograma preestabelecido. No entanto, a pasta informou que chamamentos para promover serviços de supressão podem ocorrer mediante orientação da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema). “As equipes também são transferidas para outros pontos da capital, quando identificadas arbóreas em situação de risco de queda, principalmente no período de chuvas intensas. Nessas ocasiões, a população entra em contato com a Emsurb por intermédio da Defesa Civil (199). De acordo com o operacional da empresa, essas situações de atendimento prioritário podem ocasionar pequeno atraso na execução da programação de poda”, explica.

 

Além disso, a Emsurb ressaltou que “há o empenho da gerência para garantir o atendimento, no que diz respeito ao serviço de poda em vias públicas da cidade”.  “Nestes primeiros meses do ano, 4.059 ações de poda foram realizadas, seja para atender reivindicações encaminhadas pela  população aos canais de comunicação - Ouvidoria, 1Doc, Colab, pela Sema e Defesa Civil, ou conforme monitoramento da equipe de Áreas Verdes”, detalha.

 

A empresa orienta contato com a Ouvidoria (3021-9908  ou e-mail: ouvidoria.emsurb @aracaju.se.gov.br) para solicitação da prestação do serviço.

 

|Da redação

||Fotos: Equipe Sergipe de Hoje

 

 



Postagem Anterior Próxima Postagem