Visitas de agentes de endemias a condomínios são retomadas na capital

Apesar disso, Secretaria informou que tem encontrado dificuldades no acesso a condomínios particulares, tanto de casas, quanto de apartamentos


Após 11 meses sem permissão para o trabalho de visitas domiciliares realizado pelos agentes de combate a endemias, por determinação judicial, a Prefeitura de Aracaju conseguiu reverter a decisão da Justiça, retomou essas atividades e, desde então, o Município já realizou 21.937 visitas a domicílios, 3.544 a estabelecimentos comerciais, e 899 a terrenos baldios.

 

Entretanto, explica Jeferson Santana, gerente do Programa Municipal de Combate ao Aedes aegypti, da Secretaria Municipal da Saúde, há grande dificuldade no acesso a condomínios particulares, tanto de casas, quanto de apartamentos.

 

“Visitamos centenas de casas diariamente, porém o acesso aos condomínios costuma ser mais burocráticos, principalmente os de padrão aquisitivo mais elevado. Essa dificuldade reside no agendamento das visitas, que muitas vezes acaba frustrado, impossibilitando assim que possamos realizar esse trabalho tão importante, que é o de identificação e eliminação dos focos do mosquito nas áreas comuns”, afirma Jeferson.

 

O gerente ressalta que, nas áreas comuns dos condomínios, além do mesmo serviço realizado nas residências, são reforçadas as verificações dos ralos expostos às chuvas, das caixas de drenagem pluviais e da casa de bomba da piscina.

 

Para solicitar a visita dos agentes de combate às endemias, o condomínio pode entrar em contato com a Secretaria Municipal da Saúde através da Ouvidoria, pelo número 0800 729 3534, opção 2, ou pelo e-mail saude.ouvidoria@aracaju.se.gov.br. Após o primeiro contato, uma data para visita será agendada entre o Programa e a gestão condominial.

 

Mutirão

No último sábado, dia 09, a Prefeitura realizou um mutirão de combate ao mosquito no bairro José Conrado de Araújo, o qual resultou em 1.025 visitas domiciliares. Esse foi o primeiro mutirão após a revogação da determinação judicial que impedia o Município de realizar as vistorias intradomiciliares.

 

Os bairros selecionados para os mutirões e fumacês costais levam em consideração as regiões onde há um maior índice de casos notificados das doenças transmitidas pelo Aedes, dengue, zika e chikungunya. O próximo bairro que receberá o mutirão será o Palestina, no próximo dia 23 de abril.

 

“Mas é importantíssimo destacarmos que tanto o fumacê, quanto os mutirões são serviços de intensificação, pois diariamente os nossos agentes atuam em todos os bairros da cidade, realizando visitas, orientações aos moradores e eliminação de focos do mosquito. A participação das pessoas é essencial nesse trabalho, afinal, a maioria dos focos encontrados no LIRAa [Levantamento Rápido de Índices para Aedes Aegypti] estão dentro das residências”, reforça Jeferson Santana.

 

|Fonte: Assessoria de Comunicação

||Foto: André Moreira/Secom



Postagem Anterior Próxima Postagem