Com salários atrasados, funcionários da Modelo cruzaram os braços no início da manhã
Funcionários da empresa Modelo, que opera no sistema de transporte público da capital e Grande Aracaju, paralisaram as atividades na manhã desta terça-feira, 24, em protesto contra atrasos salariais. A situação começou a ser normalizada no começo da tarde, após diálogo da categoria com a empresa envolvida.
Segundo a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), o órgão está acompanhando a situação e "cobrando da empresa uma solução imediata para que os ônibus voltem a operar normalmente, sem causar prejuízos a população".
O Sindicato das Empresas de Transportes e Passageiros (Setransp), por sua vez, pontuou que a paralisação prejudicou a operação em 20 linhas do transporte público coletivo. "Funcionários questionam atrasos nos salários, todavia o setor já vem lidando com sérias dificuldades para se reestabelecer. Algumas medidas recém anunciadas pela Prefeitura de Aracaju estão ajudando bastante a amenizar a situação que se agravou em especial na pandemia com acúmulos de débitos com fornecedores somado aos aumentos dos custos do serviço", disse, por meio de nota.
Ainda segundo o Setransp, a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) já liberou R$ 4,8 milhões de aporte, o que representa cerca de 1/3 desse valor para cada grupo de empresas operadoras de um montante de R$ 9 milhões, "referente a antecipação de vale transporte e pagamento de parte das gratuidades, e o restante será repassado em parcelas já nos próximos meses".
"Contudo, essa medida, embora seja de grande valia, não resolve em totalidade o desequilíbrio econômico vivido pelo setor. É preciso que as autoridades públicas se somem a esse serviço que é essencial à população com outras providências, como por exemplo, a redução do ICMS do diesel que representa 18% do preço do combustível. Um insumo que ano passado chegou a subir 80% e este ano já acresceu mais de 40%", detalhou.
Em entrevista ao vivo à tv Sergipe, o cobrador Elivan dos Santos Dantas explicou que a empresa informou que a situação vivida pelos funcionários da empresa vai ser resolvida ainda nesta terça. "O restante do salário do mês passado vai ser quitado hoje e a quinzena desse mês, que era para ser paga dia 05, vai ser paga dia 30. O pagamento está sendo feito por letra por que, segundo eles, não estão conseguindo pagar em dia a folha mensal. Então, pagam uma parte da quinzena até o dia 20 e o saldo de salário é pago por letra", disse.
"A empresa diz que está passando por dificuldades e temos que aceitar. Por isso essa reivindicação. O pagamento sendo feito hoje, amanhã está na conta", acrescentou.
Ele ainda pontuou sobre a questão da gratificação dos profissionais que estão acumulando as funções de motorista e cobrador. "A gratificação já está atrasada há dois meses. Mas nos informaram que, até o dia 30, vão ver a possibilidade dessa quitação. A quinzena do mês passado será feita hoje. Vamos voltar a circular para dar um maior apoio à população", revelou durante entrevista.
|Da Redação/Com informações da TV Sergipe
||Foto: Reprodução/Redes Sociais