Após diálogo com empresa, rodoviários suspendem paralisação

Com salários atrasados, funcionários da Modelo cruzaram os braços no início da manhã 



Funcionários da empresa Modelo, que opera no sistema de transporte público da capital e Grande Aracaju, paralisaram as atividades na manhã desta terça-feira, 24, em protesto contra atrasos salariais.  A situação começou a ser normalizada no começo da tarde, após diálogo da categoria com a empresa envolvida. 


Segundo a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), o órgão está acompanhando a situação e "cobrando da empresa uma solução imediata para que os ônibus voltem a operar normalmente, sem causar prejuízos a população".


O Sindicato das Empresas de Transportes e Passageiros (Setransp), por sua vez, pontuou que a paralisação prejudicou a operação em 20 linhas do transporte público coletivo. "Funcionários questionam atrasos nos salários, todavia o setor já vem lidando com sérias dificuldades para se reestabelecer. Algumas medidas recém anunciadas pela Prefeitura de Aracaju estão ajudando bastante a amenizar a situação que se agravou em especial na pandemia com acúmulos de débitos com fornecedores somado aos aumentos dos custos do serviço", disse, por meio de nota. 


Ainda segundo o Setransp, a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) já liberou R$ 4,8 milhões de aporte, o que representa cerca de 1/3 desse valor para cada grupo de empresas operadoras de um montante de R$ 9 milhões, "referente a antecipação de vale transporte e pagamento de parte das gratuidades, e o restante será repassado em parcelas já nos próximos meses". 


"Contudo, essa medida, embora seja de grande valia, não resolve em totalidade o desequilíbrio econômico vivido pelo setor. É preciso que as autoridades públicas se somem a esse serviço que é essencial à população com outras providências, como por exemplo, a redução do ICMS do diesel que representa 18% do preço do combustível. Um insumo que ano passado chegou a subir 80% e este ano já acresceu mais de 40%", detalhou.


Em entrevista ao vivo à tv Sergipe, o cobrador Elivan dos Santos Dantas explicou que a empresa informou que a situação vivida pelos funcionários da empresa vai ser resolvida ainda nesta terça. "O restante do salário do mês passado vai ser quitado hoje e a quinzena desse mês, que era para ser paga dia 05, vai ser paga dia 30. O pagamento está sendo feito por letra por que, segundo eles, não estão conseguindo pagar em dia a folha mensal. Então, pagam uma parte da quinzena até o dia 20 e o saldo de salário é pago por letra", disse. 


"A empresa diz que está passando por dificuldades e temos que aceitar. Por isso essa reivindicação. O pagamento sendo feito hoje, amanhã está na conta", acrescentou. 


Ele ainda pontuou sobre a questão da gratificação dos profissionais que estão acumulando as funções de motorista e cobrador. "A gratificação já está atrasada há dois meses. Mas nos informaram que, até o dia 30, vão ver a possibilidade dessa quitação. A quinzena do mês passado será feita hoje. Vamos voltar a circular para dar um maior apoio à população", revelou durante entrevista.


|Da Redação/Com informações da TV Sergipe

||Foto: Reprodução/Redes Sociais



Postagem Anterior Próxima Postagem