IPCA indica inflação de 1,36% no mês de abril em Aracaju

Dados foram divulgados pelo IBGE e também indicam uma elevação em relação à média nacional, que foi de 1,06%

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) divulgou, nesta quarta-feira, 11, os resultados do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) referentes ao mês de abril. Nele, segundo órgão, Aracaju apresentou um resultado de 1,36%, o que demonstra uma queda em relação ao mês de março, quando a capital sergipana apontou um índice de 1,43%. Porém, os dados ainda indicam uma elevação em relação à média nacional, que foi de 1,06%.

 

A pesquisa mostra, também, que todas as áreas pesquisadas tiveram alta em abril. A maior variação ocorreu na região metropolitana de Rio de Janeiro (1,39%), onde pesaram as altas dos produtos farmacêuticos (6,38%) e da gasolina (2,62%). A menor variação, por sua vez, ocorreu na região metropolitana de Salvador (0,67%), onde houve queda nos preços da gasolina (-3,90%) e da energia elétrica (-3,41%). Esses dados, segundo o IBGE, são do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

 

Os números ainda demonstram que, em Aracaju, o grupo dos transportes teve o maior impacto no mês de abril, com alta de 2,46%. Os principais destaques neste setor são para a aceleração dos preços do óleo diesel (7,24%), transportes por aplicativo (6,29%) e gasolina (4,11%).

 

Já o segundo maior impacto veio do grupo de Alimentação e bebidas, com alta de 2,02%. Esse aumento, de acordo com o IBGE, se deu pela aceleração dos preços de itens básicos da cesta do consumidor, com destaque para o óleo de soja (12,98%) e do tomate (11,95%).

 

O terceiro maior impacto, por sua vez, veio do grupo Saúde e cuidados pessoais (1,97%), que foi afetado, principalmente, pelo aumento dos produtos farmacêuticos (5,52%). “No dia 1º de abril, foi autorizado o reajuste de até 10,89% no preço dos medicamentos, dependendo da classe terapêutica. As maiores variações no item vieram dos remédios hormonais (7,96%) e hipotensores e hipocolesterolêmicos (6,81%)”, diz um trecho da pesquisa divulgada.

 

“O único grupo a apresentar queda foi o da Habitação (-0,61%), pela retração nos preços da energia elétrica residencial (-6,17%)”, acrescenta.

 

INPC registra alta

Ainda sobre os dados da capital sergipana, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) do mês de abril de 2022 apresentou uma alta de 1,33% em Aracaju, fator que representa uma queda referente ao índice de março (1,49%). A variação acumulada em 12 meses chegou a 11,98%. O INPC no Brasil foi de 1,04%.

 

|Fonte: Com informações da assessoria de comunicação

|Foto: Ilustração



Postagem Anterior Próxima Postagem