STF decide que comissionados do TCE-SE não devem chefiar fiscalizações

Segundo entendimento do Supremo, a partir de agora, tais funções só podem ser ocupadas por servidores de carreira

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, por unanimidade, que servidores comissionados do Tribunal de Contas de Sergipe (TCE/SE) não podem mais assumir cargos de chefia nas unidades de fiscalização do estado. A decisão, de acordo com nota divulgada pela Associação Nacional dos Auditores de Controle Externo dos Tribunais de Contas do Brasil (ANTC), traz o entendimento de que, até então, há “inconstitucionalidade de leis Sergipanas cuja interpretação tem levado agentes exclusivamente comissionados ou sem competência legal plena a exercerem a coordenação de Unidades Orgânicas finalísticas do Tribunal”.

 

A Ação Direta de Inconstitucionalidade 6655, ajuizada pela ANTC, teve como relator o ministro Edson Fachin, que reconheceu a procedência total da ação e que, por sua vez, foi seguido por todos os demais ministros. “A Constituição prevê, no art. 73, a existência de 'quadro próprio de pessoal' junto ao Tribunal de Contas da União, aplicando-se, nos termos do art. 75 da Constituição, aos Tribunais de Contas Estaduais, pelo princípio da simetria, há muito consolidada na jurisprudência do Supremo", disse o ministro em seu voto.

 

Ainda de acordo com a Associação, com a decisão, o STF “reafirmou que funções finalísticas de controle externo são acréscimos de atribuições do cargo efetivo que as congrega, qual seja, o de Auditor de Controle Externo, que, em Sergipe, é denominado de Analista de Controle Externo 2 (provido por concurso público específico de nível superior e com competência legal plena para essas atividades)”.

 

“Foi dada uma das maiores contribuições possíveis ao Sistema, à proteção e à regularidade da Auditoria de Controle Externo, ao controle das contas públicas. Vitória nossa, vitória da Constituição Federal, vitória do Sistema Tribunais de Contas, vitória da sociedade”, acrescenta a nota da ANTC.

 

O Tribunal de Contas de Sergipe ainda não se manifestou sobre o assunto.


|Da Redação/Com informações da ANTC

||Foto: Divulgação/STF

 

 



Postagem Anterior Próxima Postagem