Linda Brasil e Erika Hilton denunciam morte de sergipano à ONU

Denúncia foi enviada para três relatorias especiais do Alto Comissariado, que investigam casos de discriminação, de tortura e de execução sumária



As vereadoras Linda Brasil e Erika Hilton, do PSOL de Aracaju e São Paulo, enviaram, nesta quinta-feira, 26, um Apelo Urgente ao Alto Comissariado de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU) para que acompanhe as investigações e que averigue a conduta da Policia Rodoviária Federal em "possível acobertamento do caso diante do posicionamento público do órgão de culpar a vítima pela conduta dos policiais" envolvidos na morte de Genivaldo de Jesus Santos, ocorrido na última quarta-feira, dia 25, durante abordagem policial no município de Umbaúba, Centro-sul de Sergipe. 


De acordo com documento conjunto das assessorias, a denúncia foi enviada para três relatorias especiais do Alto Comissariado, que investigam casos de discriminação, de tortura e de execução sumária. Nele, as parlamentares pedem que "a própria ONU requeira formalmente explicações ao Governo Brasileiro sobre a independência das investigações e de garantias que as forças de segurança estão dentro de parâmetros mínimos estabelecidos em tratados internacionais de direitos humanos". 


"As parlamentares também pedem que o os órgãos exijam explicações do Presidente da República e garantia que não usará da prerrogativa de chefe de estado para interferir nas investigações", explica um dos trechos da nota.


Ainda de acordo com o documento, as vereadoras destacam que "após a repercussão do caso o Presidente Jair Messias Bolsonaro fez um pronunciamento relativizando condutas ilegais de policiais e culpabilizando vítimas por ações violentas das forças de segurança". Fator que, no entendimento das parlamentares, pode ser "um indício de que não há garantia de independência na investigação do caso, tanto quanto aos agentes quanto com relação à própria Policia Rodoviária Federal".


|Com informações da Assessoria de Comunicação

||Foto: Divulgação 

Postagem Anterior Próxima Postagem