Empresas têm melhorado desempenho com auxílio de técnicas da Engenharia de Produção

Dentre as técnicas utilizadas por esses profissionais, estão as melhorias de processos, o planejamento estratégico, orçamento empresarial e gestão da produção ou operações

 


Atuando na melhora de processos, no desenvolvimento de estratégias e em cada estágio da cadeia produtiva de uma empresa, os profissionais da engenharia de produção, que têm suas técnicas aplicáveis a diversos segmentos, têm sido cada vez mais requisitados em quase todas as áreas da indústria, das empresas e do comércio.

 

A importância da engenharia de produção nas empresas está ligada às diversas vantagens competitivas do trabalho desses especialistas. Como exemplo disso é possível citar a melhoria nas técnicas de produção ou operações; o ajuste de atividades financeiras; previsão e avaliação de resultados dos sistemas; definição da integração entre matérias-primas, mão-de-obra e equipamentos.

 

“Na prática, as organizações são formadas por pessoas que utilizam tecnologia, recursos materiais e capital financeiro para produzir algo útil para os demais. E o engenheiro de produção é o especialista em fazer essa tarefa ficar cada vez mais fácil, organizando esses elementos para alcançar os resultados com economia e qualidade”, diz o engenheiro de produção e diretor geral da Brain Engenharia, André Gabillaud.

 

Dentre as técnicas utilizadas por esses profissionais, aplicadas mediante as necessidades do mercado, estão  as melhorias de processos, o planejamento estratégico, orçamento empresarial, gestão da produção ou operações, entre outras. Quanto aos segmentos, Gabillaud pontua:

 

“Podemos desenvolver nossos serviços em empresas de petróleo e gás, no setor automotivo, agroindústria; setor financeiro, em empresas que trabalham com previdência privada e seguradoras; nos serviços de telefonia, transportes, cursos, energia, hospitais, construção civil. Ainda é possível trabalhar com órgãos e empresas públicas como BNDES, Correios, concursos para Petrobras, Aneel e outros”, elenca o engenheiro de produção .

 

Em uma empresa especializada como a Brain Engenharia, o trabalho é desenvolvido de modo a orientar ou construir o caminho para o desenvolvimento de forma sustentável, adaptando processos , pessoas e recursos, de uma maneira geral, para o alcance dos objetivos empresariais. Esse é o caso da consultoria desenvolvida pela empresa  para a Clínica Michelle Pontes. Com os serviços prestados pela organização especialista em gestão de processos, a evolução da Clínica foi significativa, como conta sua sócia proprietária, Michelle Pontes.

 

“A clínica cresceu bastante, em espaço físico e número de funcionários, e eles ajudaram a gente desde esse processo de crescimento e participaram em várias decisões. Isso trouxe engajamento do nosso funcionário junto com a gente, para definir como a gente quer ser visto, como queremos crescer, como fazer isso de maneira organizada para que todo mundo participe disso”, disse a sócia proprietária da clínica.

 

A mesma transformação significativa foi sentida pelo time da Casa das Tintas, mais uma empresa para qual a Brain Engenharia desenvolveu um trabalho de consultoria.

 

“Foram interessantes os resultados obtidos com a consultoria, pois mostra onde podemos chegar no futuro; trouxe para a gente uma visão mais técnica e profissional do negócio. Acho que isso que é o ponto chave deles, por isso eu indico a Brain para todas as empresas que estão precisando de uma consultoria”, recomenda a sócia diretora da Casa das Tintas, Rafaella Dantas.

 

|Fonte e foto: Assessoria de Comunicação

Postagem Anterior Próxima Postagem