Rogério Carvalho defende valorização cultural em abertura de festejos juninos de São Cristóvão

Senador destacou a importância da retomada das festas populares, neste momento em que as pessoas estão podendo voltar a se confraternizar e se abraçar

 



Tradição e cultura popular deram o tom da abertura dos festejos juninos na cidade de São Cristóvão. O senador e pré-candidato ao governo de Sergipe Rogério Carvalho (PT) participou, na noite dessa terça-feira, dia 31, da programação que marcou a retomada da festa de São João, depois de dois anos sem ser realizada, devido à pandemia da Covid-19. A alegria e a gratidão pela possibilidade de poder comemorar esse festejo tão especial para o povo sergipano e nordestino eram os principais sentimentos entre os presentes. Nem mesmo a chuva afastou o público.

 

 

As apresentações de trio pé-de-serra, artistas locais e cortejo com as Caceteiras do Mestre Rindu encantaram o público que foi à Praça São Francisco, Patrimônio Histórico da Humanidade. Rogério Carvalho destacou a importância da retomada das festas populares, neste momento em que as pessoas estão podendo voltar a se confraternizar e se abraçar e, nesse caso, voltando a viver esse patrimônio cultural que é o nosso São João.

 

 

“A arte preenche nossa existência. Os nossos artistas precisam ser valorizados. Não haverá desenvolvimento enquanto o governo do Estado tratar a cultura e os artistas como algo sem valor, sem segurança e reconhecimento. Os artistas são fontes geradoras de riqueza para o nosso estado. A sergipanidade produzida por eles é um dos maiores patrimônios do povo de Sergipe”, afirmou.

 

 

Rogério ressaltou também a relevância econômica que os festejos juninos têm para o estado.

 

 

“Essas festas mobilizam os artistas, os vendedores ambulantes, o comércio em geral. Então, além da confraternização, temos também a movimentação da economia nesse setor importante que é o da cultura”, completou.

 

 

Tradição

O prefeito de São Cristóvão, Marcos Santana, falou da alegria dos sergipanos nesse momento de retorno dos festejos juninos e relatou que no município é valorizada a tradição junina, priorizando o trabalho dos artistas locais.

 

 

“Aqui fazemos o São João tradicional, em todas as ruas e em todas as comunidades, rurais e urbanas. Se tem uma rua que tem tradição junina, nós investimos recursos e temos sempre o olhar para o artista local que passa o ano todo esperando o São João. Por isso temos que dar a esse artista a importância que ele tem”, disse.

 

 

Segundo Juraci Piauí, depois de dois anos parados, a felicidade entre os artistas é enorme com a retomada dos festejos juninos, pela possibilidade de voltar a se reunir e comemorar esse período tão importante para Sergipe. Ele destacou o apoio dado pelo senador Rogério à cultura.

 

 

“Somos muito gratos a Rogério por tudo que ele tem feito pela Cultura de Sergipe. Através do seu mandato, ele tem contribuído muito com a Cultura, por meio de sua atuação no Senado e sei que vai fazer muito mais pelo estado”, afirmou.

 

 

|Fonte: Assessoria de Comunicação

||Fotos: Janaína Santos

Postagem Anterior Próxima Postagem