Movimento 'Vacina Mais Sergipe' ganha apoio de instituições públicas e privadas

Nesta quinta, 11, no Hotel Quality Aracaju aconteceu um encontro ampliado para ratificar a vacina enquanto meio essencial para erradicar e impedir o retorno de doenças ao país

 


O movimento 'Vacina Mais Sergipe' está sendo impulsionado pela Secretaria de Estado da Saúde junto a representantes de entidades públicas e privadas, numa soma de esforços para conscientizar ainda mais a população sobre a importância de confiar e procurar os postos de saúde para manter em dia o cartão de vacinação.

 

Para o evento, somando vozes ao estímulo à vacinação, estiveram presentes representantes das Secretárias Municipais de Saúde, Secretaria de Estado da Inclusão e Assistência Social (SEIAS), Universidade Federal de Sergipe (UFS), Universidade Tiradentes (UNIT), Ministério da Saúde (MS), Ministério Público Estadual (MPE), Imprensa, Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems), Ministério Público do Trabalho (MPT), Tribunal de Justiça de Sergipe, Sociedade Sergipana de Pediatria, Conselho Regional de Enfermagem, Conselho Regional de Odontologia, Sociedade Sergipana de Infectologia, Sociedade Médica de Sergipe, Conselho Regional de Medicina, Sindicato dos Médicos de Sergipe, Sindicato dos Enfermeiros do Estado de Sergipe, OAB/SE.

 

"É com muita alegria que trago todos a esse espaço, reunindo importantes representantes, diversos atores da Saúde, Educação, Inclusão Social, Justiça e Comunicação para promovermos uma integração efetiva. Temos a compreensão de que juntos podemos buscarmos estratégias, avançar na vacinação dentro do universo escolar, inclusive, para acessar um público difícil de alcançar que são os adolescentes. As fake news impactaram diretamente na vacinação, temos que combatê-las com a boa informação. A vacinação é uma preocupação nacional e precisamos fazer a população despertar, pois, o sarampo voltou e, infelizmente, perdemos pessoas. A poliomielite é outra doença erradicada que pode voltar e não podemos deixar acontecer, afinal, tudo isso impacta a saúde pública. Espero contar com cada gestor de saúde, cada ator aqui representado para multiplicar esse chamado que hoje estamos fazendo", expôs na mesa a Secretária de Estado da Saúde, Mércia Feitosa.

 

O reitor da UFS, Valter Joviniano, reforçou a parceria contínua da instituição com as ações estratégicas da Saúde. "A nossa presença está além da formação, estamos de maneira constante realizando ações efetivas de combate às endemias, inclusive no âmbito das pesquisas. Esse encontro é fundamental, pois, precisamos resgatar a força do passado, a vacina já salvou muitas vidas, é importante  que continuemos nessa trajetória neste estado que faz muito pela saúde, um estado pequeno e integrado. Com certeza esse evento será revertido em ações para benefício da sociedade", expõe o reitor.

 

A procuradora de justiça, Talita Conegundes, afirma que a Saúde de Sergipe está realizando uma missão importante e desejou que sirva de  exemplo para o restante do Brasil. "O que precisamos é isso, fazer o trabalho de conscientização, de multiplicação. Temos que somar esforços, integrando estado e municípios, pois, é dever de todos nós proteger inclusive as futuras gerações. Estamos fazendo coro para mais uma mobilização que visa impedir que doenças não voltem a se espalhar. Nós temos uma grande missão social pela saúde física e emocional de todos, pedimos aos municípios que sejam criativos para conseguirmos avançar", destaca.

 

O evento foi marcado por falas de apoio ao 'Vacina Mais Sergipe', todas elas demonstrando o desejo de um trabalho em rede para garantir que o direito à vacina acessado por todos os cidadãos e cidadãs.

 

"Muitos desafios são enfrentados diariamente pela gestão e profissionais da ponta para conseguir mobilizar as pessoas. Pode contar com o Conselho Regional de Enfermagem para que possamos proteger o nosso futuro", fala o presidente do CRE, Diego Borges.

 

| Fonte e Foto: Assessoria de Comunicação

Postagem Anterior Próxima Postagem