Aracaju inicia campanha antirrábica para cães e gatos na segunda-feira, 10

De 10 a 20 de outubro, as equipes técnicas percorrerão as áreas de expansão com os postos volantes, aplicando as doses nos animais com idade a partir de 3 meses

 


Na próxima segunda-feira, 10, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), inicia mais uma campanha antirrábica, que seguirá até o dia 4 de novembro, com o objetivo de prevenir a raiva canina e felina. Com isso, o Município busca evitar a transmissão para os seres humanos, uma vez que cães e gatos são as principais fontes de infecção do vírus.

 

 A meta da Secretaria é vacinar 80% dos animais, o que corresponde a 45.661 animais do total de 57.076 animais, sendo 43.905 cães e 13.171 gatos.

 

De acordo com a gerente do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Marina Sena, a campanha iniciará com postos volantes na Zona de Expansão.

 

“De 10 a 20 de outubro, as equipes técnicas percorrerão as áreas de expansão com os postos volantes, aplicando as doses nos animais com idade a partir de 3 meses, de casa em casa, para atender àqueles tutores que residem em áreas de difícil acesso aos postos fixos. Sempre adotamos essa estratégia a fim de proteger a população como um todo. E, para que o bichinho receba a dose, o tutor deve apresentar se tiver, o cartão de vacina do animal”, explica Marina.

 

Próximas fases

 

Depois desta fase de vacinação itinerante, a SMS disponibilizará pontos fixos estratégicos aos sábados, nos dias 15 e 22 de outubro e 5 de novembro. “Além disto, estamos organizando dois pontos para disponibilizamos o sistema drive-thru na zona Norte, de 31 de outubro a 4 de novembro. O acesso poderá ser realizado de carro, moto, bicicleta e a pé, e, assim que os locais e horários de funcionamento forem definidos, divulgaremos para toda população”, reforça a gerente do CCZ.


Doença

 

A raiva é uma doença infecciosa causada por um vírus que afeta os mamíferos. Uma vez instalada no organismo, a doença atinge, principalmente, o sistema nervoso, causando sintomas como alterações de comportamento, tendo a agressividade como uma das mais características.

 

“É transmitida por meio da mordida, lambedura e arranhadura de animais infectados com o vírus, que é eliminado pela saliva. Os animais com raiva vão a óbito em até dez dias, a partir do início dos sinais clínicos. A vacina é a principal forma de prevenção da raiva, que é uma doença grave que leva sempre ao óbito, no caso dos animais, e com ocorrência de poucos casos de cura em seres humanos, porém com grandes sequelas. Os animais com raiva, geralmente, apresentam sinais neurológicos, dificuldade de deglutição, convulsões, paralisia, não reconhecem o dono, apresentam salivação e agressividade”, enfatiza Marina.

 

| Fonte: SMS

|| Foto: Marcelle Cristinne

Postagem Anterior Próxima Postagem