Outubro Rosa: Prefeitura intensifica campanha com programação especial

Durante o mês de outubro, nas sextas-feiras, 7, 15, 21 de outubro, e na quinta-feira, 27, será promovida uma campanha especial de atenção à saúde da mulher

 


Com a chegada do mês de outubro a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), tem intensificado as ações de conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo do útero, aderindo à campanha Outubro Rosa. O objetivo é levar cada vez mais pessoas a realizarem a mamografia e o exame citopatológico de colo do útero (Papanicolaou), aumentando as possibilidades de perceber e tratar as doenças com maior eficácia.

 

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama é o tipo de câncer que mais mata mulheres no Brasil e, o de colo do útero, o terceiro, entretanto, se diagnosticados precocemente e tratados de forma adequada e com qualidade é possível atingir cerca de 95% de chances de cura.

 

“Durante a campanha, incentivamos a fazer a mamografia e o autoexame, importantes para identificação de possíveis sinais do câncer de mama ainda em estágio inicial, assim como o exame citopatológico no caso do câncer de colo do útero. Temos como objetivo compartilhar e promover a conscientização sobre as doenças, para que mais pessoas tenham acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento, de forma que haja uma a redução da mortalidade”, explica a secretária municipal da Saúde, Waneska Barboza.

 

É especialmente importante que as mulheres a partir dos 40 anos estejam mais atentas aos seus corpos, por conta de um risco maior de desenvolver o câncer. No caso de constatação de qualquer alteração, seja um nódulo, corrimento nos seios ou dores na região íntima, uma unidade médica precisa ser procurada.

 

“A atenção básica é porta aberta, então, no caso de uma usuária notar um nódulo, presença de líquido ou outra alteração, basta se dirigir à Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência para que seja atendida por um médico, que, ao observar a alteração, solicitará um ultrassom de mama ou mamografia. Caso a alteração seja confirmada, ela será encaminhada, já com relatório, ao Centro de Acolhimento e Atenção à Saúde da Mulher (CAASM), onde terá acesso à punção e biópsia para bater o martelo se é ou não câncer. Se o resultado for positivo para o câncer, ela será encaminhada para a rede estadual, para os hospitais que fazem tratamento oncológico. Além disso, todas as nossas unidades de saúde possuem profissionais qualificados para a realização de exame de lâmina ou o citopatológico de colo de útero”, aponta a coordenadora do Programa da Saúde da Mulher, Léa Matos.

 

Sexta Saudável

 

Durante o mês de outubro, nas sextas-feiras, 7, 15, 21 de outubro, e na quinta-feira, 27, por conta do feriado do dia do servidor público, a SMS promoverá uma campanha especial de atenção à saúde da mulher.

 

“Teremos a campanha municipal ‘Sexta-feira Saudável’, onde algumas unidades foram escolhidas, a partir dos indicadores mais baixos de realização de exames, para que as mulheres possam fazer esses exames represados, como o clínico das mamas e o citopatológico de colo do útero, atualizar seus cartões de vacinação com imunizantes contra covid-19, hepatite B, HPV e tétano, além de ter acesso aos testes rápidos de HIV e hepatite C”, ressalta Léa.

 

Nesta primeira sexta do mês,7, as UBS contempladas com a iniciativa são Antônio Alves, Geraldo Magela, Hugo Gurgel, Francisco Fonseca, João Cardoso e Lauro Dantas.

 

No dia 14, é a vez das unidades Augusto César Leite, Santa Terezinha, Humberto Mourão, Ministro Costa, Manoel de Souza, Maria do Céu, José Quintiliano e José Machado de Souza.

 

No dia 21, por sua vez, receberá a iniciativa as unidades Augusto Franco, Osvaldo Leite, Marx de Carvalho, Edézio Vieira, Cândida Alves, José Augusto Barreto, Anália Pina e José Calumby.

 

Por fim, na quinta-feira, 27, chega a vez das unidades João Bezerra, Celso Daniel, Dona Sinhazinha, Madre Tereza, Dona Jovem, Fernando Sampaio, Renato Mazze Lucas e Carlos Hardman. 

 

| Fonte: SMS

|| Foto: André Moreira

Postagem Anterior Próxima Postagem