Defesa Civil de Aracaju orienta sobre segurança estrutural

Até o mês de novembro, foram registradas 790 ocorrências, das quais 402 estiveram relacionadas a risco de desabamento, 46 para desabamentos totais e 3 colapsos parciais


As solicitações para avaliação de risco estrutural correspondem a mais de 50% das ocorrências registradas através do serviço emergencial 199, da Defesa Civil de Aracaju, órgão vinculado à Secretaria Municipal da Defesa Social e Cidadania (Semdec).

 

De acordo com dados operacionais do órgão, neste ano, até o mês de novembro, foram registradas 790 ocorrências, das quais 402 estiveram relacionadas a risco de desabamento, 46 para desabamentos totais e 3 colapsos parciais.

 

Os períodos com maior número de solicitações para avaliação de risco estrutural foram, respectivamente, os meses de agosto (57), junho (55) e março (54). Coordenador da Defesa Civil de Aracaju, Robson Rabelo destaca que as chuvas podem provocar agravamento de anormalidades preexistentes em imóveis.

 

"A maior parte dos desabamentos está associada a problemas na cobertura (telhado) das residências que, por possuírem forros, tem seu acesso e visualização dificultados. Diante disso, o morador precisa se tornar um vigilante dessas estruturas, para verificar situações que possam gerar risco, como cupins e outras anormalidades que gerem outras fragilidades", salienta.

 

Ainda segundo o coordenador, com as chuvas, o processo de infiltração pode ser acelerado, porém, por si só, esse problema não provoca desabamentos. "A infiltração pode potencializar outros problemas preexistentes, como a redução de capacidade resistiva dos materiais de construção e apodrecimento das madeiras dos telhados. Assim, com o aumento do peso da cobertura e umidade, o risco é potencializado", frisa o coordenador.

 

Prevenção

A identificação de risco de desabamento deve ser avaliada por profissionais capacitados, como engenheiros civis, técnicos em edificações e arquitetos. No entanto, há sinais que o próprio morador pode observar, como rachaduras na diagonal, afundamentos de piso, aparecimento de cupins e umidades nas madeiras do telhado.

 

O coordenador da Defesa Civil reforça que é importante acionar um profissional capacitado para realizar avaliação de eventuais anormalidades e realizar a manutenção do imóvel periodicamente.

 

"O morador precisa estar atento às alterações que possam ocorrer com o tempo ou por outros fatores. Diante da identificação de anormalidades, é importante fazer as correções o quanto antes", indicou.

 

Além disso, o local onde o imóvel é instalado também pode representar riscos. "É importante evitar construir casas próximo a encostas e áreas em que o nível da residência esteja abaixo do nível da rua", alerta Robson Rabelo.

 

Serviço emergencial 199

Em situação de emergência, a Defesa Civil de Aracaju pode ser acionada através do número emergencial 199, que funciona 24h para atendimento à população.

 

"Reforçamos que o cidadão deve adotar medidas preventivas e, quando necessário, corretivas, de forma a evitar que a estrutura atinja o risco de desabamento. Porém, se identificado que há possibilidade desse risco, é necessário comunicar à Defesa Civil o quanto antes", pontua o coordenador do órgão.

 

Entre os aspectos que ensejam esse acionamento estão estalos nas estruturas; rachaduras expressivas, com grande espessura; cobertura (telhado) com apodrecimento ou cupins.

 

"Ao ser acionada, a Defesa Civil faz a avaliação e, havendo o risco, o local pode ser interditado. A família, em geral, é realocada para a casa de parentes ou de pessoas próximas, ou permanecerá sob os cuidados da Assistência Social, até que os riscos sejam sanados", afirma Robson Rabelo.

 

|Fonte e foto: Assessoria de Comunicação

Postagem Anterior Próxima Postagem